Pensações

Pensações

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Minha experiência com o DETOX (o verdadeiro detox)



Para que serve o processo de detoxificar o organismo, como fazer um detox e os mitos acerca da palavra que virou suco, comida e até estilo de vida.

Muito, pára muito além dos sucos verdes tão difundidos atualmente, o processo de detoxificar o organismo é um conjunto de atitudes diárias que ajudarão seu fígado a eliminar as toxinas presentes em quase tudo a que estamos expostos no dia-a-dia. Naturalmente, e principalmente durante o sono, nosso corpo monta uma força tarefa para filtrar e, posteriormente, eliminar, todas as substâncias – hoje já nomeadas pela OMS como ´disruptores endócrinos´ - que não nos serão úteis e, mais ainda, que nos farão mal. Nosso fígado é o protagonista desse movimento e, por séculos e séculos, executou muito bem sua função. Mas nos dias atuais, nossos hábitos (dos quais falaremos mais à frente), promovem um verdadeiro desgaste a esse órgão, que precisa trabalhar muito mais para dar conta dessa “faxina”. O verdadeiro detox entra como um grato coadjuvante nesse processo, dando uma força (e que força!) em toda estrutura de limpeza do organismo.

O meu detox
Com acompanhamento de uma nutricionista, recebi a recomendação de realizar dois ou três dias de detox para engrenarmos uma dieta com objetivo de queimar gordura e aumentar massa magra (músculos). Quando li o protocolo bateu aquela insegurança: será que conseguiria? Parecia-me uma quantidade pequena demais de comida e isso não me soou bem. Mas decidi enfrentar o petit menu (que vou passar aqui para vocês). Com força de vontade e disposição, me organizei comprando os ingredientes dos sucos e das sopas funcionais que me alimentariam nos próximos três dias e, adivinhem: uma balança! Mas, não, caro leitor, a balança não era para me pesar, e sim para pesar os alimentos. Deu pra sentir o drama?

Passado o surto, prontifiquei-me a realizar o detox no final de semana para que nenhum compromisso semanal pudesse ser comprometido. Acordei sábado bem cedo e preparei o primeiro suco.
Na batida pesa inhame daqui, lava couve de lá, diminui a pitada do sal por favor, passei o dia muito bem, obrigada! No final do dia estava mais relaxada. Não havia passado fome e seguira à risca todas as recomendações da nutri. Mas, no domingo já foi diferente. Acordei com uma certa fraqueza. Não caminhei com tanto ânimo para a cozinha.

Uma respirada funda para acalmar a alma (ou o estômago) e me mantive firme no propósito. E desce o suco!

Mas não teve jeito. Nada que acontecesse me alegrava. Engatei uma maratona de filmes para ver se sublimava a vontade de comer, o que também não foi lá grandes coisas e terminei aquele domingo no maior mal humor do mundo, triste e certa de que tinha chegado em meu limite. Não seguiria no terceiro dia.


O mito do Detox
Como disse lá em cima, detoxificar o organismo não é a mera ingestão de sucos verdes e funcionais. Eles ajudam muito no processo, pois são ricos em vitaminas, minerais e nutrientes que vão dar aquela força ao fígado, mas fazer uma dieta detox e acumular hábitos que diminuam a absorção dos chamados disruptores endócrinos é bem mais complexo.
Nos meus estudos entedi que existe o detox pontual, que dura no mínimo dois dias, e os hábitos diários que o farão diminuir a ingestão e contato com as substâncias que intoxicam nosso organismo. Portanto, os sucos e as comidinhas que levam o nome de detox ajudam no processo, mas não são o processo. Entende?

Como fazer
Em linhas gerais, qualquer pessoa que estiver gozando de boa saúde, não estiver grávida, em processo de quimioterapia ou com alguma síndrome metabólica pode fazer o que chamaremos de detox pontual – dias seguindo toda uma dieta para detoxificar – em adotar como estilo de vida hábitos como:
- Trocar o plástico dos utensílios de cozinha pelo vidro;
- Uso de cosméticos e produtos de higiene sem parabenos;
- Diminuir o uso do microondas;
- Substituir materiais de limpeza por produtos como vinagre e bicarbonato de sódio;
- Beber pelo menos dois litros e meio de água por dia;
- Não usar enlatados;
- Comer comida de verdade;
 - Manter um bom funcionamento do intestino.

Nenhum comentário: