Pensações

Pensações

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Tirar férias de tentar ser feliz

Uma das minhas escritoras contemporâneas favoritas, a Tati Bernardi, twittou certo dia: “Quando estou triste, penso que estou tirando férias de tentar ser feliz”. Eu realmente nunca li nas minhas andanças pelo mundo do imaginário uma forma tão bacana de encarar a tristeza.



A família pede, os vizinhos vigiam, os amigos confabulam, a rede social obriga e a mídia exige. Temos que ser felizes! Felizes...felizes sempre, como borboletas coloridas voando de flor em flor, pousando para descansar a beleza e até brilhando quando se depara com um raio de sol. Lindos, leves e soltos.....



Olha, vou lhe contar, ficar malhando a felicidade em tempo integral cansa. Todo dia o tal do “vai dar tudo certo” (mesmo que você esteja trabalhando demais, sem receber hora extra), “bom dia, dia!” (levantando da cama as sete da matina e não tendo ninguém pra responder o seu bom dia), “venci: mais um dia cumprido” (e você chega em casa e seu grande troféu é lavar a louça do café, comer um pão integral light e passar o uniforme), “isso vai passar” (mesmo que seu marido lhe trate assim há anos), “eu vou chegar lá” (LÁ, lá onde??????, nem eu sei....&%$#+}).



Mas quando estamos tentando ser felizes, buscamos nos detalhes a felicidade, como já dizia o poeta (ou todos os poetas, sei lá e também não quero saber). Aí você fica super feliz que a “Firma” mudou o fornecedor do pãozinho do lanche – vira até festa, um empolgado faz vaquinha pra comprar a “coca-cola, é isso aí!” (é isso aí o que? Alguém pode me falar, porque até hoje não descobri...povo doido) – e todo mundo come pão com manteiga e coca-cola, uma combinação perfeita para a felicidade, e você pensa como a vida é boa, porque o busão tava meio lotado (enquanto os vereadores do Rio andam nos carros de setenta mil comprados com nossos impostos – JN, ontem), e olha que beleza, hoje vai ter jogo, seu timão pode ser campeão! Sendo, você sai pra comemorar e perde a medida e vai trabalhar de ressaca amanhã, enquanto os jogadores ganham uma baba, o bicho, e também saem pra comemorar na melhor boate da capital e de folga amanhã – podendo curtir a ressaca com direito a bajulação midiática (e Maria-chuteirática também). Perdendo....ahhhh....você já sabe, vou deixar pra depois do jogo. E por aí segue o bonde do tigrão...com direito a Bin Laden com três mulheres (aquilo não dava conta nem de bater uma – pronto, falei!)



Aqui, dá licença, mas eu estou de férias! Eu sou muito bonitinha, inteligentinha, bacaninha, não engravidei aos quinze, não fumo crack, não peço dinheiro ao meu pai e até escrevo bem, mas vai se catar felicidade! Você cansa, sabia?!



E vamu beber, porque viver ta difícil!!!.................





P.S. Caros amigos, conto com a compreensão de todos. Amanhã posto um poema lindo sobre a esperança, e ninguém entende nada...é assim mesmo...são só umas férias com direito a verdades.

2 comentários:

Anônimo disse...

E brava!

Luciano Medeiros

Anônimo disse...

Lindeza, tire suas férias sossegada...vc ainda está bem, eu, há tempos, tenho tirado finais de semana de tentar ser feliz...beijos, amo vc!

Eve...