Pensações

Pensações

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

E daí?

Passamos toda nossa vida com uma companheira inseparável. Para muitos, é assustador. Eu não, já me acostumei com ela e até penso que não é tão ruim assim. A maioria das pessoas passa a vida inteira sem pensar nela, mas é em vão: ela está aí.

Essa inseparável é a morte. Não adianta espernear. Não sabemos em que ocasião, em que tempo, onde será, mas sabemos. Essa consciência de finitude pode ser usada de duas maneiras: ou a ignoramos e permanecemos escravos das teias das convenções, nunca sendo nós mesmo, deixando de falar o que pensamos, nos anulando para agradar aos outros, não dizendo ‘eu te amo’, não dando aquele abraço apertado na mãe, no filho, no amante. Ou, podemos fazer dela uma grande aliada, praticando todos os dias a magia de sermos nós mesmos. Essa magia se revela na tatuagem que você tanto quer fazer e faz, mesmo que desagrade seu pai, naquela roupa que você tanto quer usar mesmo que os outros digam que “você já não está mais na idade”, quando você chama de filho da puta os filhos da puta, transar no primeiro encontro quando a atração tenha sido fatal sem se preocupar com: “o que ele vai pensar de mim?”, pular de páraquedas, ligar para aquela pessoa que você está com tanta saudade só para dizer que está com saudade...enfim, lista imensa. Fazer uma loucura íntima (é, essa mesma que você pensou agora e que não revelaria nem para deus). Alguém vai ficar chateado? Vai. Muitos vão te tachar de louco? Vão. Alguns recalcados irão fazer piadinhas? Vão.

E daí?

A opinião dos outros a seu respeito é a opinião DELES a seu respeito. Se você sofre com essas opiniões, está assinando o atestado de que o que os OUTROS pensam é mais importante do que o que VOCÊ pensa.

Certa vez, li uma pesquisa científica cujo objetivo era saber o que os doentes terminais e conscientes de sua breve morte gostariam de fazer se o tempo pudesse voltar atrás. Quase que por unanimidade a resposta foi que deixariam de se preocupar tanto com o que os outros pensavam sobre eles e iriam tratar de realizar seus desejos.

Isso não é o bastante para você convidar sua esposa para uma segunda lua-de-mel mesmo pagando com o cheque especial?

E daí?

Não estou dizendo aqui para você pegar uma muda de roupa e ir ser back vocal do Ventania (claro, se é isso que você quer, vá em frente). O equilíbrio é a verdadeira felicidade desse mundo. Mas, se você acordar um dia descabelada e quiser chutar a mesa do seu chefe arrogante ou chegar numa sexta-feira à noite e ir para o baile funk gritando “só as cachorras!” e daí?

Coragem!

2 comentários:

William Garibaldi disse...

Oi Pollyane, que bom que fez contato!
Olha para vc adicionar o Selo faz assim:

Copia a imagem e salva no teu computador, ai vai no Bloger e
adiciona ela com o link do Versos de Fogo nela, sempre que clicarem nela abre pra mim... você pedirá o mesmo para os outros 6 Blogs que vc indicar que façam isto e coloquem um link na imagem do selo que quando alguém clicar nela, abra pro Pensasões, esta é a regra deste selo.

Seu Blog também é Pura Magia! Me encantei!
Vc é mineira? Tbem sou!
Pode me mandar um email, que eu te mando a imagem caso nao consiga baixar ela;
williamgaribaldi@gmail.com

Beijossssss

William Garibaldi disse...

Voltei! Esqueci de dizer duas coisas:
1 os outros seis Blogs que vc indicar tbem indicarão mais 6 Blogs...
( fica enorme esta corrente! risos)

2 Que lindo texto! Vc é uma pensadora!
Muito bom!
To feliz que respondeu! eeeeeeeeehhhhh!
BEijos