Pensações

Pensações

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Entre a água, a mágoa e o mundo

Entre ficar angustiada ou com raiva, fiquei na dúvida. Qual seria o pior sentimento? Foi subindo a escada da minha casa que tive a resposta: bati o pé na quina do degrau. Foi uma dor filha da puta. Logo pensei, é melhor sentir raiva. A raiva é cheia de energia, mesmo que uma energia que, mau utilizada, pode não dar bons frutos. Mas essa vontade de matar o outro, de "esganar" o degrau da escada, te dá forças, te enche de coragem. Já a angústia nos "esvazia", nos põe sem forças diante dos fatos, nos maltrata ao invés de querermos maltratar.
Foi mais ou menos assim que compreendi outro sentimento primo-irmão da raiva e da angústia. A mágoa.
A mágoa é pior que o ódio, o rancor e a raiva. Quem odeia tem fome de retalhação, é capaz de carregar um elefante nas costas para prejudicar seu alvo. O ódio movimenta o mundo. O rancor, parece-me, tem cor terracota. Somos capazes de carregá-lo por uma vida inteira sem que ninguém saiba. O rancor é uma cobra rasteijante pronta para dar o bote. O rancor enrigesse os músculos, sobressalta a veia do pescoço. O rancor movimenta o mundo.
Já ter mágoa é minguar. Minguar por dentro. Ficar aguado. Pessoas magoadas não matam nem destroem torres. Pessoas com ódio e rancor, sim. Só sentimos mágoa por quem amamos. Você sente algo ruim por seu chefe? Desde que ele não seja seu pai ou marido, pode estar certo. É raiva. Ninguém sente mágoa de alguém que lhe fechou no cruzamento, nem do menino de rua que lhe levou uns trocados. Sentimos mágoa é do namorado que esqueceu o aniversário de namoro, da mãe que não foi na festinha da escola, do filho que tem vergonha de nós e de nossos cuidados.
A mágoa suga as forças. Tira a fome. Carrega para longe o brilho nos olhos. O pior, a mágoa emudece. A mágoa adoece.
Não entendo o porquê de mágoa rimar com água. Água lava, clareia, hidrata. Mágoa seca. Seria a mágoa uma "má água"? Uma água que invade e, ao invés de lavar, suja tudo por dentro? A invés de hidratar, seca? Deixa tudo escuro?
Ficar sem forças é pior, não nos deixa agir e, sem ação, não nos damos o direito da aprendizagem. Ficar estagnado debaixo do cobertor, nos regando com essa água suja é pior que cometer uma loucura. Os loucos movimentam o mundo.

Um comentário: