Pensações

Pensações

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Diário de Bordo - Itacaré

Agora são meia noite e meia do meu primeiro dia em Itacaré. Sai de casa às 04h da matina do dia 28. Eu e Paloma. Pegamos o Natan e encaramos a estrada. O propósito era que eu dirigiria os quase oitocentos quilômetros que separam minha cinza Ipatinga da doce e colorida Itacaré. Não contávamos foi com a distância real: mil quilômetros! Não sei se pegamos uma estrada diferente, só sei que chegamos em Ilhéus às 16h. Cansados, cansados e cansados. Menos Paloma que só pegou no volante para eu prender meu cabelo enquanto dirigia. Em Ilhéus vi a casa do Jorge Amado, um teatro popular e uma barraquinha de tapioca. Voltarei lá para passar um dia inteiro. Tem muita cultura por lá e é distante daqui apenas 65 quilômetros.
Estou esperando o Natan com minha Amarula. Tem dez minutos que ele foi buscar...A cerveja não desce mais hoje.Estou cansada.
Paloma e Natan brigaram comigo na estrada. Eu não prestava atenção nos quebra-molas e nos buracos. Mas eu sei com perfeição a fisionomia sofrida de cada pessoa da beira da estrada que vendia pencas de camarão, côco, bananas e toda sorte de coisas. Barracas de lona tentavam inutilmente tapar um sol escaldante. Recordo-me da pele negra e seca daquelas pessoas. Recordo-me das rugas às quais prestei mais atenção que aos quebra-molas.
Natan acabou de chegar com minha bebida. Não tinha Amarula. Um coquetel de morango....bom...
Descobri-me um pouco mais hoje. Eu gosto das pessoas. Eu presto atenção nas pessoas. Senti-me como na época em que era assessora de imprensa do Ipatinga Futebol Clube e nos dias de jogos tinha que anotar cada lance para fazer a matéria depois. Mas, na verdade, lá de cima, eu prestava atenção na torcida, no jeito das pessoas, na paixão pelo futebol, na interação instântanea que esse esporte causa. Vez ou outra era surpreendida por um grito de gol e voltava à realidade. Entendi agora. Nos meus caminhos, o que me interessa de fato são as pessoas.
Vi também várias placas com a inscrição: Anuncie aqui. Fiz outra analogia. Mas, essa, deixo para amanhã. Espero que tenha muitas coisas bacanas pra contar. Meu drink de morango está acabando...
Amanhã quero queimar bastante no sol...comer peixe e fazer o que sei fazer de melhor: conhecer pessoas.
29/12/2007

3 comentários:

Agridoce disse...

Adorei a narrativa... E confesso que estou aqui, doido pra saber mais dessa viagem, desses rostos que você viu na estrada, dos que ainda verá e doslugares que conhecerá... Me conta!!! rsrsrs
Beijos,
Rennan

Anônimo disse...

Amore...minha querida....sinto sauades....sinto quase o que vc sente...ao ler. Estou contido em prensamento e estarei, quem sabe, ano que vem.

Amo.

Flor

pré-pós-tudo disse...

Acho que também gosto de pessoas. De observa-las. De contar sobre o que vejo nelas. Vontade de estar nessa viagem. Vontade de ler mais sobre ela!
Escreva!
Escreva sempre...
sobre pessoas ou sobre quebra-molas, mas continue assim, sensivel!
Beijooooooos!