Pensações

Pensações

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Deputados Mineiros: como eles votaram na CPMF

Pelo fato de ainda acreditar nas pessoas, nas coisas e no Brasil, continuo usando meu blog para desabafar com os amigos algumas coisas que não estão pela ordem da justiça. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, em segundo turno, o texto principal da proposta que prorroga a cobrança da CPMF e a DRU (Desvinculação das Receitas da União) até 2011. Não quero aqui levantar questões amplas e formatadas. Mas como disse lá em cima, ainda acredito. Portanto, acredito que o voto ainda é uma ferramenta de manifestação democrática. Com todas as questões que permeiam seu exercício como ser facultativo ou não, comprado ou não, manipulado ou não, ainda acredito que não inventamos uma maneira melhor de dar voz à massa, ao povo.
Aos mais desavisados, digo que uma pessoa que não se interessa por política, que vota em qualquer um ou em ninguém, deveria ter vergonha de se dizer cidadão. Quando votamos errado, não votamos apenas por nós. Votamos por um país inteiro. E essa é a grande responsabilidade.
Devemos pensar com cautela, analisar, nos informar, perguntar, nos interessar. Afinal, somos responsáveis. Mas, sem delongas, alguém deve estar se perguntando: que diabos essa mulher vem falar de política? Ano que vem que é ano eleitoral...
Vou informar como ficou o painel da votação a favor da CPMF em relação a alguns partidos e ao estado de Minas Gerais. Aos amigos, um presente para posterior análise de seu voto (afinal, tenho pouquíssimos amigos fora das Minas Gerais).
Do partido rosa, PT, não salvou nenhum dos 76 votos. Todos votaram para a continuação da CPMF. Em Minas temos os Deputados, Elismar Prado, Gilmar Machado, Leonardo Monteiro, Márcia do Carmo Laro, Miguel Corrêa Jr., Odair Cunha, Reginaldo Lopes e Virgílio Guimarães. Alguém votou em algum deles? Todos, é óbvio, querem mais dinheiro. A estadia do presidente Lula é cara, embora ele só tome pinga (pelo menos na época em que o PT era vermelho), com a crise aérea o aerolula merece cuidados redobrados.
Dos 22 votos do PDT, dois deputados de Minas Gerais votaram a favor. São eles Ademir Camilo e Mário Heringer.
O PMDB é uma maravilha! Deputados das Gerais, então, fizeram a festa. Inclusive o filho do nosso prefeito, Sebastião Quintão, que marcou um belo sim para a continuação da CPMF indo contra ao trabalho de marketing desenvolvido com perfeição pela administração de seu pai que segue a lógica populista do governo Lula. Além de Leonardo Quintão, os deputados Antônio Andrade, João Magalhães, Maria Lúcia Cardoso, Mauro Lopes e Saraiva Felipe concordam com a continuação da arrecadação “provisória”.
No PP, Luiz Fernando Faria e Márcio Reinaldo Moreira desonraram o nome de Minas diante do cenário nacional. Os deputados do PR de Minas Gerais Ailton Freitas, Aracely de Paula, Bilac Pinto, Jaime Martins, José Santanade Vasconcellos e Lincoln Portela também votaram a favor da CPMF.
O tão bem votado deputado Alexandre Silveira do PPS, das bandas do Vale do Aço, também rabiscou seu sim para arrancar-nos mais dinheiro. Além dele, sua companheira de partido Geralda Thadeu. Mas, o mineiro Humberto Souto nos felicitou com seu voto contra. Prestem atenção neste deputado.
Do PSDB mineiro, dois votaram contra. São eles o deputado Narcio Rodrigues e Rodrigo de Castro. Os mineiros Juvenil Alves (PRTB), Júlio Delgado (PSB), Carlos Willian (PTC) e Mário Oliveira (PSC) não se fizeram de rogados e meteram votos à favor do imposto.
Já o Partido Verde – PV - foi uma grande surpresa. Dos seus 14 votos no geral, quatro deputados mineiros votaram a favor. Antônio Roberto, Ciro Pedrosa, Fábio Ramalho e José Fernando Aparecido de Oliveira.
O DEM votou em peso contra a CPMF. Representam as Minas Gerais no DEM João Bittar, Jairo Ataíde, Marcos Montes e Vitor Penido.
Como podemos ver, pouquíssimos dos deputados que elegemos para representar e lutar pelos direitos de Minas Gerais estão fora do esquema de ajudar o Brasil a conquistar o lugar de “o maior cobrador de impostos do mundo”.
Pensem nisso.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom